Exames ginecológicos: entenda a importância e a diferença de cada um

Exames ginecológicos de rotina deveriam constar no calendário de todas as mulheres.

No entanto, sabemos que a realidade nem sempre acompanha esse cenário ideal.

Embora muitas mulheres já tenham o hábito de consultar-se com o médico ginecologista anualmente, algumas seguem no desconhecimento dessa necessidade.

Muitas vezes, até mesmo as pacientes que realizam consultas com regularidade não entendem quais são os exames ginecológicos e qual a finalidade de cada um.

Pensando nisso, o conteúdo de hoje visa elucidar a importância dos exames ginecológicos e explicar as diferenças entre eles.

Siga lendo e entenda mais sobre o assunto.

Os exames ginecológicos:

Abordaremos a seguir os tipos de exames incluídos no check up ginecológico oferecido pela nossa clínica e qual a finalidade de cada um.

Papanicolaou:

Esse é o exame ginecológico mais conhecido e frequentemente é realizado com periodicidade pelas mulheres.

É efetuada a coleta de células do colo do útero e da vagina, através da passagem de uma delicada escovinha na mucosa do colo do útero e da vagina.

O material coletado é enviado para análise em laboratório, a fim de verificar se as células estão normais e se não há infecção por vírus, fungos ou bactérias. O vírus HPV (Papiloma virus humano) pode causar cancer de colo de útero e de vagina e pode ser identificado no Papanicolaou. Este exame também é fundamental para identificar anormalidades como o desenvolvimento de fungos, causadores da candidíase, por exemplo.

É indicado que seja realizado anualmente a partir dos 25 anos, em mulheres sexualmente ativas.

Colposcopia:

Este é um exame de imagem realizado com uma lente de aumento para imagens do colo uterino, vagina e vulva.

Os detalhes observados pela lente de aumento propiciam a identificação de lesões e o direcionamento da área a ser biopsiada, se necessário.

O objetivo do exame é identificar a ocorrência de inflamações do colo do útero, pólipos e verrugas genitais, comumente causadas por HPV.

Também inspeciona a causa de corrimentos e sangramentos internos.

Vulvoscopia:

A vulvoscopia é um exame de imagem com lente de aumento, assim como a colposcopia, no entanto, direcionado para a parte externa da vulva.

Faz, portanto, imagens da região pubiana, clitóris, grandes e pequenos lábios, sulcos interlabiais, intróito e região perianal.

O objetivo é identificar lesões presentes na parte externa da vulva como por exemplo as verrugas causadas pelo vírus HPV ou por demais infecções sexualmente transmissíveis.

Ultrassonografia transvaginal:

Esse exame de imagem é realizado via vaginal. O transdutor do ultrassom vaginal é recoberto com um preservativo estéril e permite a análise precisa do útero e dos ovários. Permite a visualização dos órgãos pélvicos a fim de inspecionar o tamanho, o volume e o formato deles. Através desse exame, verifica-se a presença de tumores sólidos, cistos e miomas.

Para mulheres que possuem DIU (dispositivo intra uterino), esse exame propicia a visualização do contraceptivo a fim de verificar o posicionamento do mesmo dentro da cavidade uterina.

A ultrasonografia transvaginal é um exame fundamental para o check up ginecológico!

 A importância dos exames ginecológicos:

O avanço da medicina caminha concomitantemente com as soluções médicas pensadas para os problemas de saúde da população. Nesse sentido, o diagnóstico precoce é o principal fator para a recuperação de pacientes que apresentam doenças como o câncer.

Até mesmo doenças menos nocivas devem ser diagnosticadas precocemente para que não avancem para quadros mais graves.

Portanto, os exames ginecológicos atuam justamente como aliados da para o diagnóstico precoce de inúmeras doenças, dentre elas o HPV e o câncer de colo de útero.

Além disso, mesmo na ausência dessas doenças, os exames são fundamentais para antever qualquer predisposição ou alterações presentes no organismo, atuando assim como forma de prevenção.

Agora você já conhece quais são os exames ginecológicos e a importância deles. Não deixe sua saúde em segundo plano!Leia mais conteúdos sobre a saúde da mulher em nosso blog e não deixe de agendar sua consulta

©2024 Todos os direitos reservados Clínica Dra. Silvana Chedid