Tratamentos hormonais para infertilidade: entenda como agem
A relação entre disfunção hormonal e a infertilidade é de extrema importância para a área da reprodução humana, já que qualquer tipo de alteração — caracterizada pela produção insuficiente de hormônios ou pela existência de hormônios que não cumprem seu papel adequadamente — pode acarretar diversas consequências, entre elas a infertilidade.
A interação entre disfunção hormonal e a infertilidade pode ser observada tanto no homem quanto na mulher. No caso da infertilidade feminina, é possível identificar a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), alteração na tireoide ou qualquer modificação no ciclo menstrual.
Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo abaixo e tire suas dúvidas sobre disfunção hormonal e infertilidade.
Como e por que ocorrem os distúrbios hormonais?
São diversos os motivos que acarretam disfunções hormonais. No hipotireoidismo, por exemplo, há uma alteração no funcionamento da tireoide — glândula que controla a liberação e produção de hormônios no organismo. Quando ela é afetada, os problemas para engravidar começam a acontecer.
A menstruação irregular é um dos primeiros sinais que apontam a presença de distúrbios hormonais, e pode ser acompanhada de sonolência e até depressão. O risco de aborto aumenta nesses casos, já que o iodo é uma das substâncias produzidas e fica em falta. O bebê precisa de iodo para se desenvolver bem.
Outras causas que apontam a relação da disfunção hormonal e a infertilidade feminina estão relacionadas à hiperprolactinemia, anomalia causada pela produção elevada de prolactina, conhecida como hormônio do leite.
Quais as consequências para a mulher?
Além da infertilidade, vários outros problemas acometem as mulheres por conta de um distúrbio hormonal. Alguns dos mais comuns são:
- Alteração no ciclo menstrual;
- Obesidade;
- Excesso de pelos;
- Aumento de acne;
- Problemas para ovular.
Tratamentos para distúrbios hormonais
O diagnóstico dos distúrbios hormonais geralmente envolve uma combinação de exames clínicos, de sangue e de imagem. Os sintomas apresentados pelo paciente também são levados em consideração na hora da investigação. O objetivo do especialista é identificar a origem do problema.
Se o distúrbio hormonal for causado por problemas na tireoide, o tratamento pode envolver o uso de medicamentos para regular a produção de hormônios tireoidianos. A SOP pode ser tratada com mudanças na dieta, exercícios físicos e uso de medicamentos para regular a produção de hormônios.
Em mulheres com ciclos menstruais irregulares, podem ser prescritos medicamentos para ajudar a regular a menstruação. Casos mais graves podem necessitar de cirurgia.
Cada caso é único, e o tratamento deve ser individualizado de acordo com a origem do distúrbio hormonal e as necessidades de cada paciente. Por isso, é importante procurar um ginecologista para indicar o tratamento adequado.
Qual a relação entre disfunção hormonal e a infertilidade?
Cada tipo de disfunção hormonal gera um problema diferente no corpo da mulher, podendo levar à dificuldade para engravidar.
Na hiperprolactinemia, há uma produção exagerada de prolactina, o hormônio responsável por estimular a produção de leite materno pelas glândulas. Quando isso acontece, ocorrem alterações no ciclo menstrual — e consequentemente, nas ovulações — e redução da libido. Esse tipo de problema costuma acontecer pela presença de um tumor benigno na hipófise.
É possível engravidar mesmo apresentando disfunção hormonal?
Apesar da relação direta entre disfunção hormonal e a infertilidade, é possível sim engravidar. Nesse caso, porém, é preciso acompanhamento de um especialista em reprodução humana que poderá verificar como está a reserva de óvulos da mulher e identificar a causa do problema.
Dessa forma, é possível iniciar o tratamento e, caso não seja possível engravidar de maneira convencional, sempre há a opção de recorrer a uma das técnicas de reprodução assistida, como Fertilização In Vitro e Inseminação Artificial.
Você tem o sonho de engravidar? Agende uma consulta com a ginecologista Dra. Silvana Chedid, especialista em Reprodução Humana há 25 anos!
Leia também:
Reposição hormonal
Como aumentar suas chances de engravidar: dicas de nutrição, estilo de vida e tratamentos