Quais os benefícios do congelamento de óvulos?
As mudanças na sociedade e mercado de trabalho têm feito com que os planos para gravidez sejam adiados. E para muitas mulheres que desejam ter filhos, mas querem que isso aconteça no futuro, o congelamento de óvulos surge como opção.
Você sabe do que se trata este procedimento e quais seus benefícios?
Pois é isso que vamos te apresentar hoje!
Se este assunto te interessa, continue acompanhando.
Vamos lá?
O que é o congelamento de óvulos?
Também conhecido como criopreservação de óvulos ou criopreservação de oócitos, o congelamento de óvulos é um procedimento em que os óvulos da mulher são aspirados dos ovários e colocados em nitrogênio líquido para ficarem armazenados.
Os óvulos são congelados e armazenados em uma temperatura de 196ºC negativos.
Este método existe há mais de 30 anos, mas apenas há 15 se popularizou devido a vitrificação que evita a perda de óvulos congelados.
O congelamento pode ser feito por mulheres em qualquer idade, desde tenham óvulos em quantidade e qualidade suficientes. No entanto, quanto mais jovem for a mulher, maior será a qualidade dos óvulos e as chances de sucesso na gravidez no futuro.
O mais indicado é que essa intervenção seja realizada até os 35 anos, já que após essa idade a tendência é que os óvulos envelheçam e não tenham mais a mesma qualidade.
Há também a influência de fatores externos que podem enfraquecê-los, como a poluição, radiação, medicações e outros.
Os óvulos podem ficar congelados por um período indeterminado, no entanto, não há uma garantia de que ocorra a gravidez. Uma mulher que, por exemplo, congelou os óvulos antes dos 35 anos poderá ter altas chances de sucesso na gravidez. No entanto, com idade mais avançada, as chances caem substancialmente.
Como é realizado o procedimento de congelamento de óvulos e quais os benefícios?
O grande benefício do congelamento de óvulos é viabilizar o processo de reprodução no futuro, utilizando a própria carga genética. Para isso, uma bateria de exames é realizada e é prescrito o uso de hormônios que estimulam os ovários a produzirem mais óvulos do que num ciclo natural.
Por aproximadamente 10 a 12 dias de estimulação, a coleta dos óvulos é realizada por meio de uma punção transvaginal guiada por um ultrassom, sob sedação. É um procedimento ambulatorial e totalmente indolor. Esse procedimento dura apenas 20 minutos.
Após a aspiração, os óvulos são analisados em laboratório e os maduros e de boa qualidade são armazenados em uma incubadora. Após duas horas, substâncias são adicionadas para que eles sejam vitrificados e congelados.
A vitrificação permite que a mulher consiga decidir qual o melhor momento para ter sua gravidez e planejar melhor esta etapa tão importante para a sua vida.
Ficou interessada no congelamento de óvulos? Fale com quem é especialista no assunto!
Agora você já sabe mais sobre o procedimento de congelamento de óvulos e seus benefícios.
Caso tenha ficado interessada e deseja mais informações, nossa recomendação fale conosco. A Dra. Silvana Chedid é médica especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana.
Agende sua consulta e saiba mais!