Implantes hormonais: vantagens e desvantagens que você precisa conhecer

Os Implantes Hormonais são pequenos tubos, com cerca de 4 a 5 cm, inseridos no tecido subcutâneo da mulher que liberam uma pequena quantidade de hormônio diariamente no organismo.

São uma abordagem moderna na administração hormonal, disponibilizando uma diversidade de tipos que se ajustam às instruções médicas. Cada prescrição é personalizada de acordo com as necessidades únicas de cada paciente.

Implantes hormonais

Existem dois tipos de implantes hormonais

Implantes hormonais não absorvíveis

Trata-se de um tubinho de silástico inerte ao organismo, contendo substâncias ativas que são liberadas diretamente na corrente sanguínea. A estrutura de silicone controla de forma segura as doses de hormônio liberadas diariamente pelo implante, proporcionando um tratamento eficaz e minimizando os efeitos colaterais.

Os implantes são inseridos pela ginecologista, geralmente no glúteo ou no braço, no próprio consultório com anestesia local. 

Caso a paciente precise interromper o tratamento, os implantes são removíveis de forma rápida e indolor. 

Implantes hormonais absorvíveis

Pellets absorvíveis são preparações sólidas, estéreis de tamanho e formato adequado para implantação e liberação do princípio ativo ao longo de 6 meses.

Principais hormônios utilizados e suas indicações sob a via de implante hormonal

Gestrinona

A gestrinona é utilizada no tratamento de condições como endometriose e mioma. Tem a capacidade de afetar os hormônios estrogênio e progesterona no corpo. Pode ser usada para tratar TPM, baixa libido, perda de massa muscular e óssea. Quando associada ao estrogênio, melhora a densidade óssea em pessoas com osteopenia.

Testosterona

Na menopausa, os níveis de testosterona diminuem. A reposição desse hormônio considera os níveis totais e o estradiol no sangue. Pode trazer vantagens como aumento da libido, massa óssea e muscular, energia e proteção cardíaca, especialmente quando combinada com exercícios.

Estradiol

Para começar a reposição hormonal com implantes de estradiol, é fundamental usar os níveis sanguíneos do hormônio. Isso ocorre na fase proliferativa do ciclo menstrual, entre o 10º e 12º dia.

Mulheres na menopausa podem prevenir doenças cardíacas e osteoporose, além de melhorar a memória; ajuda nos sintomas na pós-menopausa.

Nestorone

Ajuda a equilibrar os hormônios, diminuindo picos de estrogênio e androgênio durante a fase ovulatória. Isso é benéfico para condições ligadas a esses hormônios. Um único implante (50 mg) pode prevenir a ovulação por seis meses, além de reduzir a menstruação, TPM, endometriomas e miomas.

Implante contraceptivo

É uma pequena cápsula de 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro, em formato de bastão, contendo etonogestrel. Ele age inibindo a ovulação, modificando o muco do colo do útero e a camada interna do útero, dificultando a possibilidade de fecundação.

A ação média do implante contraceptivo é de até 3 anos. De fácil inserção e remoção, o método pode ser retirado caso a mulher tenha a vontade de engravidar. 

Vantagens dos implantes hormonais

Eficácia contraceptiva: taxa de eficácia superior a 99%, garantindo uma proteção confiável contra gravidez.

Longa duração: ação prolongada de até 3 anos, eliminando a necessidade de administração diária.

Regulação menstrual: ajuda a regularizar os ciclos menstruais.

Alívio da TPM: redução dos sintomas da Tensão Pré-Menstrual, como cólicas e mudanças de humor.

Desvantagens dos implantes hormonais

Possíveis efeitos colaterais: podem causar dores de cabeça, alterações de humor, sensibilidade nos seios, acne, ganho de peso e queda de cabelo.

Irregularidades menstruais: em algumas mulheres, podem causar sangramentos intermitentes ou amenorreia.

Contraindicações do uso de hormônios

Em geral, as contraindicações para este tratamento estão associadas aos riscos potenciais, tais como: 

  • Histórico de câncer de mama, útero ou ovário.
  • Mulheres com doença hepática, renal ou cardiovascular.
  • Distúrbios tromboembólicos.
  • Mulher grávida.

Explore as vantagens dos implantes hormonais com segurança! Deixe a Dra. Silvana Chedid, especialista em ginecologia e reprodução humana, orientar você rumo a uma saúde equilibrada. Agende hoje mesmo sua consulta!

Leia também:

Coisas que você precisa saber sobre a menopausa!

©2024 Todos os direitos reservados Clínica Dra. Silvana Chedid