Fertilização in vitro (FIV)
Fertilização in Vitro (FIV) é uma técnica de Reprodução Assistida que pode auxiliar casais que estão em dificuldade para engravidar naturalmente. O objetivo do procedimento é estimular o desenvolvimento de folículos para que, uma quantidade maior de óvulos estejam disponíveis para a fecundação.
Com esse método, é possível extrair uma maior quantidade de óvulos, aumentando assim as possibilidades para a conquista de uma gravidez.
O processo de Fertilização in Vitro é indicado principalmente no caso de: infertilidade conjugal, caracterizada pela ausência de uma gravidez natural, após 12 meses de relações sexuais regulares sem uso de métodos contraceptivos, aponta a Doutora Silvana Chedid.
Como é realizada a Fertilização in Vitro?
Por mais que pareça um procedimento simples, a FIV é complexa e composta por várias fases. Porém, são justamente essas etapas que podem oferecer grandes possibilidades de sucesso. Confira abaixo as etapas:
Estimulação ovariana: a estimulação é realizada por meio do controle de hormônios, que pode ser feita por via oral ou de modo subcutâneo. Essa etapa dura em média de 10 a 12 dias, dependendo da resposta do organismo da paciente; e que na agulha acoplada ao aparelho de ultrassom transvaginal. O procedimento é executado por via vaginal;
- Coleta de óvulos: nessa fase os óvulos produzidos após a estimulação são retirados. O processo dura em torno de 15 a 30 minutos e é feito com a paciente anestesiada. A coleta é feita com uma z
- Coleta dos espermatozoides: no mesmo dia em que se faz a coleta de óvulos, é realizada a coleta dos espermatozoides do parceiro ou a utilização de sêmen de doador;
- Fertilização: essa etapa é realizada no laboratório e consiste no encontro do gameta feminino (óvulo) com o gameta masculino (espermatozoide). Pode ser feita de forma convencional (os gametas são colocados em uma placa e a fertilização não tem interferência instrumental) ou por meio da ICSI, que é a injeção intracitoplasmática do espermatozoide dentro do óvulo – geralmente realizada em casos de infertilidade masculina mais severos);
- Acompanhamento: após um dia da fertilização, o material é observado com a finalidade de analisar quantos embriões foram formados. Depois de atingir o estágio ideal, eles são transferidos para o interior do útero da paciente – esse processo leva o nome de Transferência Embrionária;
- Transferência: esse procedimento é feito em laboratório e dura em média 15 minutos. Não é necessário realizar anestesia e é indolor.
Após todo esse processo, os resultados podem ser obtidos entre 9 até 12 dias da transferência, período em que a paciente deve realizar o teste sanguíneo do hormônio Beta-HCG, responsável por detectar a existência de gravidez.
Sobre as chances de uma fertilização dar certo!
Cada caso é um caso e possui suas características, sendo assim, é de extrema importância fazer a avaliação individual para obter as chances de sucesso.
“A idade da mulher é um fator que deve ser considerado para a conquista da gravidez, tanto em condições naturais quanto em métodos de Reprodução Assistida. Isso porque, com a idade mais avançada, o potencial reprodutivo da mulher naturalmente diminui, necessitando uma atenção especial”, ressalta a Doutora.
Podemos afirmar que a Fertilização in Vitro é um dos procedimentos de Reprodução Assistida com as maiores chances de sucesso, ressalta a Doutora Silvana Chedid.
Para compreender melhor o seu caso e as etapas da Fertilização in Vitro, entre em contato com a Clínica da Doutora Silvana Chedid e agende uma consulta!