Fertilização in Vitro com doação de óvulos: como funciona e considerações práticas;
A Doação de Óvulos, também conhecida como ovodoação, é o processo de doar uma parte ou todos os óvulos para o tratamento de fertilização in vitro de outra pessoa.
Existem diversas legislações a respeito deste tema, aqui no Brasil as doadoras precisam ter obrigatoriamente até 37 anos e não podem ter nenhuma doença grave e infecciosa.
A doação de óvulos pode ser uma alternativa muito interessante para mulheres que já entraram na menopausa ou que têm baixa reserva ovariana.
Como acontece a Doação de Óvulos?
A mulher que deseja fazer fertilização in vitro ou quer congelar seus óvulos, pode durante a estimulação ovariana optar por doar uma parte dos seus óvulos para outra pessoa.
Com essa doação os custos do tratamento da doadora serão compartilhados, ou seja, uma parte dos custos serão pagos pela pessoa que recebe os ovos, denominada receptora.
Qualquer mulher pode ser doadora?
Nem todas as mulheres podem realizar a doação de óvulos, mesmo aquelas com idade adequada e que não tenham nenhuma doença grave ou infecciosa podem não ser candidatas para doação.
Um dos fatores mais determinantes para se tornar uma doadora de óvulos é a reserva ovariana da mulher. Mesmo mulheres jovens, em plena idade reprodutiva, podem ter a reserva ovariana muito baixa e não podem ser doadoras de óvulos.
Isso acontece porque elas não terão uma quantidade suficiente para elas mesmas e ainda para dividir com a receptora. Além disso, algumas doenças, por exemplo, doenças genéticas na família, podem impedir que a mulher seja uma doadora.
Quero ser uma doadora, o que devo fazer?
Se você deseja ser uma doadora, o primeiro passo é agendar uma consulta aqui na clínica para que então você passe por uma avaliação. A consulta para candidatas à doação de óvulos requer o preenchimento de um questionário e, caso você seja aprovada, a consulta será gratuita.
Nesta avaliação você receberá todas as informações necessárias sobre o processo de doação de óvulos.
Durante a consulta será feito um exame para checar a sua reserva ovariana, caso ela tenha uma quantidade boa de folículos vamos para uma segunda etapa que é a realização dos exames de sangue para saber se você tem alguma doença infecciosa ou genética.
Se estes exames estiverem normais, você está apta para ser uma doadora de óvulos! Agora, é preciso fazer o seu cadastro como doadora de óculos no banco de doação e então começar as buscas por uma receptora de óvulos que seja compatível com o seu perfil!
Quanto tempo leva este processo?
São alguns passos a serem seguidos, mas a maioria deles são rápidos. O prazo até a doação dos óvulos costuma ser de mais ou menos 30 a 40 dias.
Quando tudo estiver pronto podemos enfim começar o seu tratamento e os procedimentos de doação.
A doação pode ser feita por familiares?
Segundo a resolução, publicada em junho de 2021 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), agora no Brasil, é possível fazer a doação de óvulos e espermatozoides entre parentes.
Mas, essa doação só pode acontecer entre parentes de até 4º grau para procedimentos de fertilização in vitro.
Quem pode ser receptora de óvulos?
A receptora de óvulos geralmente é uma mulher que por algum motivo não tem óvulos suficientes para formar um embrião, seja em quantidade ou em qualidade.
Outra situação em que acontece a necessidade de receber óvulos doados, é quando há alguma doença genética hereditária, para alguns casais esta pode ser a única forma de conseguir uma gestão saudável.
Ficou interessada no assunto? Aqui na Clínica Dra Silvana Chedid você encontra médicos especialistas no assunto.
Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas!