Como é Feito o Congelamento de Óvulos?

O congelamento de óvulos é o método que tem como finalidade a conservação dos óvulos em nitrogênio líquido, o que garante as características necessárias para uma fertilização posterior.

Indicamos o procedimento para mulheres que querem adiar a gravidez. A idade ideal para fazer o congelamento é antes dos 35 anos, não significando que não seja possível o congelamento após esta idade, mas sempre ressaltamos as chances de uma gravidez no futuro. Quanto mais jovem a mulher realizar o congelamento melhor, pois a qualidade dos óvulos coletados é melhor, assim fornecendo mais chances para o futuro, cita a doutora Silvana Chedid. 

Para que você entenda melhor como funciona o processo de congelamento de óvulos, listamos abaixo as principais dúvidas que recebemos de nossas clientes:

Como é feito o congelamento de óvulos?

Tudo começa a partir da realização de uma bateria de exames, para saber se não há nenhuma contraindicação ao uso dos medicamentos para induzir a ovulação.

O processo começa com a estimulação ovariana, a qual é feita com medicamentos que são utilizados por cerca de dez dias e essa evolução deve ser acompanhada através de exames de sangue e ultrassonografias.

A coleta dos óvulos acontece em até 36 horas após a última aplicação da medicação. O procedimento é feito com a paciente sedada e dura em média de 15 até 30 minutos. Uma agulha acoplada a um aparelho de ultrassom transvaginal aspira os folículos dos dois ovários.

Os óvulos são extraídos do interior dos folículos e apenas os maduros e de boa qualidade morfológica, seguem para a “vitrificação” (processo de congelamento que mantêm os óvulos em nitrogênio líquido a 196 graus negativos).

Existe uma idade mínima para o congelamento?

O ideal é que o procedimento seja feito antes dos 35 anos, pois a partir dessa idade, há uma queda na quantidade e perda de qualidade dos óvulos.

Quantos óvulos são indicados congelar?

O número ideal varia entre 10 e 15 óvulos, para a obtenção de uma gestação. Essa quantidade de óvulos é adequada para mulheres até 35 anos, à proporção que a idade aumenta, maior será o número de óvulos necessários.

Quanto tempo pode-se manter os óvulos congelados?

A técnica de congelamento de óvulos mantém as características das células durante todo o período em que ficarem criopreservadas, com isso não existindo um limite de tempo para o armazenamento dos óvulos.

Para quem é indicado o processo de congelamento de óvulos?

  • Mulheres com baixa reserva ovariana;
  • Mulheres que possuem um histórico familiar de menopausa precoce;
  • Mulheres que passarão por radioterapia ou quimioterapia;
  • Mulheres com óvulos excedentes após um ciclo de Fertilização in vitro (FIV);
  • Mulheres de qualquer idade e que desejem preservar sua fertilidade;
  • Mulheres que precisam remover os ovários por doenças benignas, como cistos de endometriose, ou que serão submetidas a tratamentos de doenças autoimunes que possam comprometer a reserva ovariana;
  • Casais que fizerem a Fertilização in Vitro e quando a coleta de espermatozoides do parceiro não resulta em uma quantidade suficiente para o tratamento.

Quais as chances de engravidar com óvulos congelados? 

Aqui dependerá da idade da mulher e da qualidade dos óvulos congelados. Quando o congelamento dos óvulos é realizado até os 35 anos, a porcentagem de sucesso é mais alta do que quando a mulher tem a idade mais avançada.

O congelamento de óvulos é um processo seguro e que possibilita chances significativas para as mulheres que pretendem adiar a gravidez, afirma doutora Silvana Chedid.

©2024 Todos os direitos reservados Clínica Dra. Silvana Chedid