O que é Endometriose? Tem cura?

A Endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo (inflamação) provocada por células do endométrio que, ao invés de estarem localizadas apenas dentro do útero podem localizar-se também nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Se não houve fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O que sobra volta a crescer e o processo todo se repete a cada ciclo.

“Mesmo estando fora do útero, o tecido endometrial mantém o seu comportamento, torna-se mais espesso durante o ciclo menstrual e sofre sangramento ao fim dele. A presença das células do endométrio fora do útero causa inflamação e alterações imunológicas”, explica a Doutora Silvana Chedid.

Quais são os sintomas mais comuns da Endometriose:

Cada mulher experiencia a doença de uma forma diferente, mas alguns sintomas costumam ser mais comuns:

• Cólica menstrual;
  • Dor no fundo da vagina durante a relação sexual;
  • Alterações do hábito intestinal durante o período menstrual (dor para evacuar, diarreia e/ou sangramento nas fezes);
  • Dor na região pélvica fora do período menstrual;
  • Alterações do hábito urinário também durante o período menstrual (dor para urinar e sangramento na urina)
  • Dificuldades para engravidar;

“Os exames ginecológicos são extremamente úteis na avaliação da paciente com a suspeita de endometriose, visto que, em alguns casos é possível identificar a presença da doença realizando o exame de toque vaginal. O exame de ultrassom transvaginal e pélvico realizados aqui na Clínica Dra. Silvana Chedid tem alta capacidade de identificar as lesões de endometriose maiores do que 5 mm, assim como os cistos de ovário relacionados à doença”, relata a Doutora Silvana.

Quais são os tratamentos para a Endometriose?

A endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa, por conta da queda na produção dos hormônios femininos.

Para cada mulher pode existir um tratamento diferente, que pode variar de cirúrgico ao tratamento com medicamentos. Essa decisão depende do local de acometimento da doença e dos sintomas referidos pela paciente, afirma Dra. Silvana Chedid.

A utilização de hormônios nas pacientes com endometriose já visa a reduzir a excessiva quantidade de estrógeno no corpo. Nesses casos, o tratamento pode “imitar uma gravidez, ou imitar uma menopausa”, diminuindo os níveis do estrogênio.

O processo cirúrgico é apreciado em último caso e das seguintes formas:

• a mais comum é a vídeo laparoscopia, responsável não só por comprovar a existência do foco de endometriose, mas também por eliminá-lo;
  • a cirurgia robótica, mais avançada, é usada para retirar focos de difícil acesso;
  • a cirurgia radical, quando é necessário fazer a retirada de órgãos reprodutivos comprometidos pela doença.

Como Lidar com a Endometriose?

• Não pense que a cólica menstrual é um sintoma natural da vida da mulher;
  • Faça todos os exames necessários da endometriose, iniciando com a consulta ginecológica de rotina e um check up personalizado;
  • Inicie o quanto antes o tratamento adequado ao seu caso;

Endometriose x infertilidade?

A doença Endometriose é uma das principais causas de infertilidade feminina. No momento em que o endométrio começa a crescer em locais como tubas e ovário, há inflamação e um processo espontâneo de cicatrização, o que acaba gerando mudanças anatômicas que impedem o funcionamento correto das tubas, responsáveis pelos primeiros acontecimentos da fecundação. “Além disso, as células inflamatórias podem afetar a qualidade do óvulo e do espermatozoide”, finaliza Chedid.