Menopausa: como encarar o climatério?
O climatério é a fase que representa a transição do período reprodutivo feminino para o não reprodutivo, englobando, portanto, a menopausa. Tem duração variável entre as mulheres, iniciando-se com mudanças dos hormônios ovarianos e daqueles que os regulam. Durante a transição da idade fértil para a pós-menopausa, a mulher experimenta mudanças físicas.
Entre os sinais de que uma mulher passa pelo climatério, podemos destacar:
▪️ Ciclos menstruais irregulares;
▪️ Ondas de calor ou fogachos;
▪️ Sudorese excessiva;
▪️ Perda ou diminuição da libido;
▪️ Desconforto nas relações;
▪️ Insônia;
▪️ Depressão;
▪️ Variações de humor;
▪️ Mudanças na pele;
▪️ Osteoporose;
▪️ Instabilidade do humor (depressão, ansiedade e diminuição da memória).
Alterações na micção (incontinência ou urgência miccional)
A necessidade de tratamento baseia-se na intensidade dos sintomas de curto prazo e no risco para doenças em longo prazo, como osteoporose e doença cardiovascular.
As medidas gerais sempre recomendadas são: manter peso adequado, consumir dieta equilibrada, rica em cálcio e vitamina D e pobre em gorduras saturadas (animais), evitar cigarro e consumo excessivo de álcool, fazer exercícios regularmente e reduzir o estresse.
A reposição hormonal, quando necessária, é individualizada para cada mulher. Existem diversos esquemas de reposição hormonal seguros e que podem melhorar muito a qualidade de vida da mulher nessa fase.
Quer saber como manter uma vida saudável na menopausa? Entre em contato com a ginecologista Dra. Silvana Chedid, especialista em menopausa e climatério há mais de 30 anos!