Ginecologia e dor crônica: como tratar e prevenir problemas ginecológicos

Dores, desconfortos e incômodos recorrentes não podem ser ignorados, a consulta ginecológica é a principal aliada da mulher, principalmente quando falamos em identificação precoce de doenças.

Quando devo procurar um ginecologista?

O ginecologista, além de identificar possíveis patologias e cuidar da saúde do sistema reprodutor feminino, te ajuda a entender um pouco mais sobre o funcionamento do seu organismo. O check up anual ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.

Os exames realizados e solicitados durante a consulta são fundamentais. Através do exame físico é possível identificar diversas alterações.

Exame especular

O exame especular utiliza um aparelho delicado (espéculo) que permite a observação das paredes vaginais e do útero, através dele é possível coletar o material que será encaminhado para o exame citológico (Papanicolaou).

Exame de toque

O exame de toque permite que o médico identifique onde está a dor que você sente e se ela está relacionada com o útero. Com este exame também é avaliado o tamanho e mobilidade do útero e dos ovários.

Exame de Papanicolau

O exame de Papanicolau ou também conhecido como exame preventivo é muito útil na detecção precoce de doenças. O objetivo do exame é fazer um raspado citológico para detectar alterações nas células do colo do útero.

Exame de Colposcopia

O exame de colposcopia é feito para avaliar o colo do útero, os tecidos da vagina e a vulva por meio de um aparelho (colposcópio) que amplia e ilumina estas estruturas. Geralmente é feito em conjunto com o Papanicolau.

Ultrassom de mamas

O ultrassom das mamas é um exame não invasivo, que capta imagens de toda a região mamária, auxiliando o médico na identificação e no diagnóstico das mais diversas alterações

Ultrassom transvaginal

O ultrassom transvaginal é um exame de imagem que permite visualizar o canal vaginal, colo do útero, útero, ovários e órgãos adjacentes como bexiga e reto, auxiliando o médico na identificação e no diagnóstico das doenças ginecológicas mais comuns como mioma, endometriose, cistos, etc.

Além de todos os exames citados, o ginecologista ainda pode solicitar exames de sangue para checagem hormonal e de vitaminas e todas as informações são importantes para

chegar a um diagnóstico e entender um pouco mais da sua queixa.

Quais os principais problemas ginecológicos que as mulheres enfrentam?

A consulta ao ginecologista é um hábito fundamental na vida das mulheres e que as ajuda a prevenir e tratar doenças como:

• Corrimento Vaginal
  • Vaginose Bacteriana
  • Candidíase
  • Tricomoníase
  • Infecção urinária ou Cistite
  • Endometriose
  • Mioma uterino
  • Síndrome dos Ovários Policísticos – SOP
  • HPV (Papiloma Vírus Humano)
  • Dor pélvica crônica, entre outras.

O ginecologista é o principal aliado da mulher!

É comum adiar a consulta com o ginecologista por falta de tempo, por achar que não há necessidade, ou até mesmo por medo.

Você não precisa conviver com dores e inseguranças, além disso, a consulta ginecológica é importante para que você possa conversar abertamente com o médico e tirar as dúvidas.

Aqui na Clínica Dra Silvana Chedid você se sente à vontade para falar sobre dores ginecológicas, sintomas que considera estranhos, exames, relação sexual, TPM, métodos contraceptivos e qualquer outro assunto. Não deixe de se cuidar, agende uma consulta!