Ginecologia e dor crônica: como tratar e prevenir problemas ginecológicos
Dores, desconfortos e incômodos recorrentes não podem ser ignorados, a consulta ginecológica é a principal aliada da mulher, principalmente quando falamos em identificação precoce de doenças.
Quando devo procurar um ginecologista?
O ginecologista, além de identificar possíveis patologias e cuidar da saúde do sistema reprodutor feminino, te ajuda a entender um pouco mais sobre o funcionamento do seu organismo. O check up anual ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.
Os exames realizados e solicitados durante a consulta são fundamentais. Através do exame físico é possível identificar diversas alterações.
Exame especular
O exame especular utiliza um aparelho delicado (espéculo) que permite a observação das paredes vaginais e do útero, através dele é possível coletar o material que será encaminhado para o exame citológico (Papanicolaou).
Exame de toque
O exame de toque permite que o médico identifique onde está a dor que você sente e se ela está relacionada com o útero. Com este exame também é avaliado o tamanho e mobilidade do útero e dos ovários.
Exame de Papanicolau
O exame de Papanicolau ou também conhecido como exame preventivo é muito útil na detecção precoce de doenças. O objetivo do exame é fazer um raspado citológico para detectar alterações nas células do colo do útero.
Exame de Colposcopia
O exame de colposcopia é feito para avaliar o colo do útero, os tecidos da vagina e a vulva por meio de um aparelho (colposcópio) que amplia e ilumina estas estruturas. Geralmente é feito em conjunto com o Papanicolau.
Ultrassom de mamas
O ultrassom das mamas é um exame não invasivo, que capta imagens de toda a região mamária, auxiliando o médico na identificação e no diagnóstico das mais diversas alterações
Ultrassom transvaginal
O ultrassom transvaginal é um exame de imagem que permite visualizar o canal vaginal, colo do útero, útero, ovários e órgãos adjacentes como bexiga e reto, auxiliando o médico na identificação e no diagnóstico das doenças ginecológicas mais comuns como mioma, endometriose, cistos, etc.
Além de todos os exames citados, o ginecologista ainda pode solicitar exames de sangue para checagem hormonal e de vitaminas e todas as informações são importantes para
chegar a um diagnóstico e entender um pouco mais da sua queixa.
Quais os principais problemas ginecológicos que as mulheres enfrentam?
A consulta ao ginecologista é um hábito fundamental na vida das mulheres e que as ajuda a prevenir e tratar doenças como:
- Corrimento Vaginal
- Vaginose Bacteriana
- Candidíase
- Tricomoníase
- Infecção urinária ou Cistite
- Endometriose
- Mioma uterino
- Síndrome dos Ovários Policísticos – SOP
- Osteoporose
- HPV (Papiloma Vírus Humano)
- Dor pélvica crônica, entre outras.
O ginecologista é o principal aliado da mulher!
É comum adiar a consulta com o ginecologista por falta de tempo, por achar que não há necessidade, ou até mesmo por medo.
Você não precisa conviver com dores e inseguranças, além disso, a consulta ginecológica é importante para que você possa conversar abertamente com o médico e tirar as dúvidas.
Aqui na Clínica Dra Silvana Chedid você se sente à vontade para falar sobre dores ginecológicas, sintomas que considera estranhos, exames, relação sexual, TPM, métodos contraceptivos e qualquer outro assunto. Não deixe de se cuidar, agende uma consulta!