Como saber se estou com candidíase?
Coceira interminável, inchaço, corrimento e até fissuras na parede vaginal. Esses são alguns dos sintomas da candidíase, doença que, segundo a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), afeta cerca de 75% das mulheres.
A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que se aloja comumente na área genital. O micro-organismo vive normalmente no organismo sem gerar danos, mas, em situações de desequilíbrio, aumenta a população e passa a ser danoso para o corpo, promovendo infecção.
Em períodos de baixa imunidade, o ambiente quente e úmido da região genital propicia a proliferação descontrolada, que muitas vezes exige tratamento. Pacientes com sistema imune debilitado podem sofrer ainda com a candidíase na boca (sapinho), na garganta, na pele e nas unhas.
É um quadro de urgência ginecológica, pois é preciso resolver rapidamente por conta do forte incômodo. A candidíase pode afetar a resistência local e gerar infecções associadas, como a vaginite bacteriana e a infecção urinária.
Ao sentir qualquer um desses sintomas, a paciente deve agendar uma consulta conosco. Em geral, a cura da candidíase se dá por antifúngicos ingeridos por via oral ou por pomadas ou óvulos que devem ser aplicadas na vagina.
Agende uma consulta com a ginecologista Dra. Silvana Chedid, especialista em Ginecologia há 30 anos!