O que esperar durante a consulta ginecológica: um guia completo para mulheres

A consulta com ginecologista deve fazer parte da rotina de cuidados com a saúde de todas as mulheres. Esse especialista previne e trata todas as doenças que envolvem o sistema reprodutor feminino, ou seja, vagina, útero, ovários, tubas uterinas e também as mamas.

consulta ginecológica

Esse profissional pode diagnosticar diversas enfermidades, realizar exames, indicar os melhores métodos anticoncepcionais, orientar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e como prevenir uma gravidez indesejada, e também pode auxiliar aquelas que querem engravidar.

Até mesmo patologias graves, como câncer de mama e de colo do útero, podem ser diagnosticadas em estágios iniciais pelo ginecologista, permitindo tratamentos mais eficientes, com altas chances de cura.

Quer saber um pouco mais sobre a consulta ginecológica? Preparamos um texto especialmente para você. Confira!

Qual é a diferença entre ginecologista e obstetra?

A ginecologia tem como responsabilidade examinar e tratar tudo que estiver relacionado com o aparelho genital feminino e as mamas. Já a obstetrícia tem como principal objetivo estudar a reprodução da mulher.

Ou seja, o profissional especializado em obstetrícia cuida da paciente durante a gestação, realiza o parto e acompanha até o puerpério (período pós-parto). Muitos são especialistas em ginecologia e obstetrícia ao mesmo tempo.

Como é a consulta com o ginecologista?

A consulta ginecológica inicia com uma conversa franca. O médico costuma perguntar sobre como é o ciclo menstrual, qual a data da última menstruação, sobre as relações sexuais e histórico médico.

Após essa conversa inicial, o profissional realiza o exame físico, a palpação das mamas e, em mulheres sexualmente ativas, o Papanicolau, que detecta alterações no colo do útero e na vagina.

O ginecologista pode solicitar exames adicionais, agendar o retorno e tirar dúvidas. 

Quando se consultar com o ginecologista? 

A consulta com ginecologista pode atender a dois propósitos diferentes: prevenção e tratamento.

O ideal é apostar na prevenção, marcando consultas com este especialista pelo menos uma vez por ano.

E iniciar as visitas logo depois da primeira menstruação, assim, a menina já começa a entender melhor seu próprio corpo. Recebe, ainda, orientação sobre saúde e higienização íntima, ciclo menstrual, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e gravidez indesejada.

Mesmo quem faz o acompanhamento periódico deve ficar atenta aos sinais que pedem uma avaliação imediata desse especialista, sendo os mais comuns:

  • Corrimento de cor amarelada, esverdeada ou marrom com cheiro forte;
  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Cólicas menstruais;
  • Menstruação atrasada por um mês ou mais, com resultado negativo para gravidez;
  • Dores durante as relações sexuais;
  • Presença de nódulos nas mamas;
  • Liberação de secreções pelas mamas, sem que a mulher esteja amamentando;
  • Dores frequentes na barriga e região pélvica.

Exames ginecológicos

Outros exames ginecológicos que costumam ser feitos fora do consultório médico são:

Colposcopia: é a observação de detalhes da área íntima com a ajuda de um binóculo e produtos específicos;

Vulvoscopia: semelhante à colposcopia, mas com avaliação da vulva;

Testes laboratoriais: hemograma, testes de HIV e sífilis podem ser pedidos para apoio diagnóstico;

Ultrassom pélvico: fornece imagens da região pélvica, englobando órgãos como ovários, útero e bexiga;

Ultrassom transvaginal: utiliza um transdutor que é inserido dentro da vagina para mostrar imagens nítidas de órgãos do sistema reprodutivo;

Mamografia: teste que comprime as mamas para captar imagens radiográficas. Possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de identificar precocemente o câncer de mama, antes mesmo que a mulher tenha sintomas.

Ultrassom de mamas: recomendado para pacientes jovens ou com as mamas mais densas, revela imagens a partir da conversão de sons.

Como escolher o médico ginecologista?

Na busca pelo ginecologista ideal, fatores como qualificação, experiência, empatia e confiança são primordiais. Escolha um profissional que ofereça cuidado personalizado, tratamento sob medida. Além disso, garanta que o consultório esteja bem equipado e siga rigorosos padrões de higiene. A escolha certa trará tranquilidade para sua saúde feminina ao longo da vida.

Com 25 anos de experiência, a Clínica Dra. Silvana Chedid se dedica à saúde global da mulher em todas as fases da vida, atuando nas áreas de Reprodução Humana, Ginecologia e Obstetrícia, além de contar com a conveniência do Laboratório Chedid-Grieco. Reunindo expertise, tecnologia e empatia, estamos prontas para cuidar de você e de seu bem-estar. Clique aqui e marque sua consulta

Leia também:

Vaginismo: o que é e como identificar?

©2024 Todos os direitos reservados Clínica Dra. Silvana Chedid