Quando procurar ajuda médica para problemas de fertilidade: sinais e sintomas

Hoje em dia, os casais que apresentam dificuldades para ter filhos podem encontrar no especialista em fertilidade feminina a chance de formar uma família.

Isso porque os avanços da medicina reprodutiva oferecem algumas possibilidades de tratamento que ajudam a mulher a engravidar. Mas quando é importante procurar um especialista em fertilidade feminina?

Separamos abaixo os principais fatores que podem causar infertilidade na mulher e que demandam tratamento com um especialista em reprodução assistida. Confira!

Quando procurar ajuda médica para problemas de fertilidade: sinais e sintomas

Período de tentativas muito longo

O primeiro indicativo de problemas de infertilidade é o período de tentativas. Por mais que sejam altas as chances de a mulher não engravidar em uma relação sexual, pode ser que aconteça a fecundação do óvulo pelo espermatozoide após algumas tentativas sucessivas.

No entanto, se o casal vem mantendo relações sem o uso de métodos contraceptivos por, pelo menos, 12 meses, é possível que um deles tenha problemas de fertilidade.

Idade avançada da mulher

A idade é um fator extremamente relevante quando se está tentando engravidar. Assim, é natural que haja uma progressiva diminuição da fertilidade feminina com o passar do tempo, sendo 35 anos a idade em que começam a diminuir as chances de uma gravidez.

Ciclo menstrual irregular ou anovulação

Outra causa comum da dificuldade que algumas mulheres têm para engravidar é a irregularidade do ciclo menstrual ou a anovulação (ausência de ovulação). 

Mensalmente, o corpo feminino em idade fértil se prepara para uma possível gestação por meio de diversas reações fisiológicas. Todos os processos relacionados à gestação dependem de uma ação hormonal do organismo. Quando o ciclo menstrual não ocorre de maneira regular, é esperado que existam deficiências hormonais no organismo, que impedem que a mulher consiga engravidar.

Tabagismo

Além de ser prejudicial a diversos aspectos da saúde do ser humano, o tabagismo pode reduzir também as fertilidades feminina e masculina. Existem estudos que indicam que mulheres que fumam até 20 cigarros por dia têm sua fertilidade reduzida em até 25%.

Endometriose

Outra possível causa de infertilidade é a endometriose. Por esse motivo, as mulheres que têm a doença precisam ficar alertas aos sinais e procurar um tratamento médico.

Caso a paciente tenha tratado uma endometriose, não é necessário aguardar o período de 12 meses para procurar um especialista em fertilidade feminina. A mulher pode passar por uma avaliação o quanto antes.

É importante frisar que a endometriose pode afetar a fertilidade feminina de muitas formas: aderências, trompas obstruídas, inflamação nas estruturas pélvicas, anatomia distorcida da pelve e alteração da qualidade do óvulo.

Miomas uterinos

Os miomas uterinos são tumores benignos, que crescem a partir das células musculares lisas do miométrio, camada intermediária do útero. De acordo com a localização, quantidade e dimensões, podem comprometer a fertilidade.

Os miomas submucosos por crescerem no interior do útero são os que mais afetam fertilidade. Causam alterações na receptividade endometrial, levando a falhas na implantação do embrião e, quando crescem próximos das tubas uterinas, aumentam o risco de obstruções, inibindo a fecundação.

Síndrome dos ovários policísticos (SOP)

Distúrbio hormonal comum durante a idade reprodutiva, a SOP tem como característica o aumento de testosterona, produzida em pequenas quantidades pelos ovários e, anovulação crônica. Além de causar aumento no tamanho dos ovários e o crescimento de múltiplos cistos na parte externa deles.

Irregularidades menstruais estão entre as consequências do desequilíbrio hormonal, incluindo ciclos mais longos, com maior ou menor quantidade de fluxo menstrual ou ausência de menstruação . Essas irregularidades resultam em distúrbios de ovulação.

Vantagens de procurar um especialista em fertilidade feminina

Quando os casais encontram dificuldades para engravidar, o médico especialista em reprodução humana pode ajudar em muitos aspectos. Veja as vantagens de procurar este profissional: 

  • Solicita exames e realiza diagnósticos;
  •  Indica tratamentos de infertilidade;
  • Esclarece dúvidas sobre métodos de reprodução humana;
  • Oferece as melhores opções para obter a gestação;

A ginecologista Dra. Silvana Chedid é especialista em Reprodução Humana há 25 anos! Entre em contato e agende uma consulta. Com sua ajuda, você pode superar os obstáculos que estão impedindo sua jornada rumo à maternidade e paternidade.

Leia também:

Quais os benefícios do congelamento de óvulos?

©2024 Todos os direitos reservados Clínica Dra. Silvana Chedid