Gravidez aos 40 anos é sempre de risco?
Uma gestação exige um grande esforço do corpo da mulher, de forma que após os 40 anos, quando a vitalidade já começa a diminuir e problemas de saúde tornam-se mais comuns, podem ocorrer alterações que prejudicam o desenvolvimento gestacional.
Conheça alguns dos riscos de gravidez após os 40 anos:
▶️ Diabetes mellitus gestacional;
▶️ Doença hipertensiva da gravidez (ou pré-eclâmpsia);
▶️ Abortamentos;
▶️ Prematuridade;
▶️ Hemorragia pós-parto.
No caso dos bebês, os riscos de gravidez após os 40 anos referem-se principalmente às alterações cromossômicas numéricas ou estruturais, que resultam, por exemplo, na Síndrome de Down.
Muitas das gestações após os 40 anos serão possíveis apenas por meio de técnicas de reprodução humana assistida. Um primeiro passo, porém, para que a gravidez seja mais segura é realizar exames preventivos antes de engravidar. A Clínica Dra Silvana Chedid oferece um check up pré natal personalizado que permite detectar, antes que a gravidez aconteça, problemas que podem comprometer a evolução da mesma. O diagnóstico precoce permite o tratamento de diversas condições e garante uma gravidez e parto sem riscos.
A adoção de hábitos saudáveis — como uma alimentação nutritiva e balanceada, realização de atividades físicas regulares, boas noites de sono, controle da ansiedade e do estresse, redução do consumo de bebidas alcoólicas e tabaco — é essencial.
Após os 40 anos, para reduzir os riscos na gravidez, o fundamental é o planejamento da gestação, o acompanhamento pré-natal e uma assistência especializada no parto.Você tem 40 anos ou mais e pretende engravidar? Na Clínica Dra Silvana Chedid somos especialistas em acompanhamento de gravidez de alto risco, especialmente em mulheres acima dos 40 anos. Agende uma consulta com a ginecologista Dra. Silvana Chedid, especialista em Reprodução Humana e Obstetrícia há mais de 30 anos! Peça também gratuitamente um exemplar do livro “Gravidez após os 40 anos” escrito pela Dra Silvana Chedid. Entre em contato conosco