Como funciona a reposição hormonal na menopausa?

A menopausa é uma etapa natural que acontece na vida das mulheres. Ela é conhecida como o fim do período menstrual e reprodutivo feminino, com isso temos a parada da funcionalidade dos ovários e a consequente diminuição dos níveis hormonais do organismo.

Muito temida pelas mulheres, por conta de uma lista extensa de sintomas, a menopausa pode ter efeitos severos, mas, podem ser tratados através da reposição hormonal.

Hoje, sabemos que realizar a terapia hormonal na menopausa é tão importante que até mesmo o nosso coração é beneficiado, proporcionando qualidade de vida e longevidade!

Como funciona a reposição hormonal na menopausa?

Como é feita a reposição hormonal na menopausa?

É importante entender que assim como qualquer outro tratamento, a reposição hormonal precisa seguir critérios e não pode ser feita sem um devido acompanhamento médico.

Quanto mais próximo da data da menopausa, maiores são os benefícios e menores são os riscos, isto é, a reposição hormonal é geralmente feita no período de até 10 anos após a menopausa, ou até os 60 anos.

A terapia hormonal pode ser feita basicamente por três vias:

  • Via oral: por meio de comprimidos.
  • Via tópica: com o uso de adesivos na pele e por cremes.
  • Via subcutânea: por meio de implantes.

E basicamente existem duas opções de reposição hormonal:

  • Reposição hormonal à base de estrogênio e progesterona: indicada para mulheres que ainda possuem útero. 
  • Reposição hormonal apenas com estrogênio: indicada para mulheres que precisaram retirar o útero, por conta de diversas alterações de saúde.

Isso acontece por a progesterona ser a responsável por proteger o útero, evitando os casos de espessamento da parede uterina, evitando os sangramentos e casos de câncer de endométrio e o estrógeno tem o importante papel de diminuir os sintomas decorrentes da menopausa.

Quais são os sintomas da menopausa?

Os sintomas decorrentes da menopausa acontecem pela baixa na produção hormonal, principalmente o estrógeno, os mais comuns são:

  • Aparelho geniturinário: irregularidade menstrual, ressecamento íntimo, flacidez, aumento de infecções, diminuição dos pelos, incontinência urinária, cistite de repetição, urgência para urinar.
  • Pele e cabelo: flacidez, rugas, ressecamento, queda de cabelo, unhas fracas, sensibilidade de pele.
  • Aparelho cardiovascular: aumento dos riscos de pressão alta, infarto e AVC, aumento do LDL e diminuição do HDL.
  • Sistema nervoso: ansiedade, depressão, insônia, irritabilidade, cansaço, diminuição da libido, aumento das ondas de calor e falta de memória.
  • Sistema ósseo: osteopenia, osteoporose, dores e problemas nas articulações, riscos de fraturas.
  • Sistema metabólico: aumento do peso, aumento da gordura abdominal e dos riscos de diabete.

Se você está passando pela menopausa e está sofrendo com os sintomas, é a hora de buscar uma ajuda médica!

Com a reposição hormonal podemos diminuir estes sintomas, reduzindo os índices de mortalidade e também os riscos de doenças cardiovasculares, osteoporose e muito mais!

A clínica Dra. Silvana Chedid é um centro especializado na saúde da mulher. Aqui, todos os tipos de condições ginecológicas são tratadas com seriedade e eficácia. Agende uma consulta!

©2024 Todos os direitos reservados Clínica Dra. Silvana Chedid