A doação de óvulos é um procedimento que auxilia pessoas que têm algum impeditivo para uma gravidez, seja por ser casal homossexual masculino ou uma mulher com baixa reserva ovariana. O procedimento é bastante seguro e nós cuidamos de todo o processo, para assegurar o sigilo, a ética e o respeito à legislação. Veja mais sobre como o processo funciona a seguir!

Qual a importância da doação de óvulos?

A doação de óvulos pode ajudar mulheres que tiveram falência ovariana prematura ou que fizeram tratamentos de saúde que afetam a ação dos ovários, como a quimioterapia. Pode ser útil também para casais que estão tentando, mas têm dificuldades de engravidar por motivos diversos. Casais homossexuais masculinos também se beneficiam da doação de óvulos. É uma via altruísta, em que uma mulher com capacidade reprodutiva auxilia alguém na realização do sonho da maternidade. 

O que diz a lei sobre a doação de óvulos?

O procedimento de doação de óvulos é regulamentado pela resolução do Conselho Federal de Medicina, pois envolve cuidados de bioética importantes. A doação pode ser feita de forma voluntária ou compartilhada, em que a receptora auxilia nos custos do procedimento.

A legislação define que a doadora deve ter entre 18 e 37 anos e ela não terá qualquer direito ou informação se uma criança nascer. É importante que a doadora não tenha Infecções Sexualmente Transmissíveis e nem que seja portadora de doenças genéticas ou hereditárias. A doação é sigilosa, não pode envolver remuneração e, no caso compartilhado, a clínica realiza toda a intermediação do processo.

Na nossa clínica, realizamos um trabalho cuidadoso de conscientização dos futuros pais e uma criteriosa seleção das doadoras. Além disso, cuidamos para que tudo seja feito com ética e sigilo.

Como é feito o procedimento?

A coleta de óvulos ocorre de forma similar àquela realizada para o congelamento de gametas femininos. A doadora toma medicamentos que induzem à ovulação por 10 a 12 dias. Realizamos um acompanhamento ultrassonográfico para verificar se a medicação está gerando os efeitos desejados. Os óvulos são coletados quando há o amadurecimento dos gametas, com a mulher sedada, por via de aspiração através da ultrasonografia transvaginal. Alguns dias depois do procedimento, a mulher menstrua normalmente, não havendo consequências ou prejuízos para a sua fertilidade.

O material é analisado em laboratório e poderá ser congelado ou fertilizado à fresco, sem congelamento prévio, com espermatozóides, que podem ser do parceiro da mulher. A receptora recebe medicações para o preparo do organismo para receber os gametas. Em seguida, ocorre a implantação do embrião no útero. Um exame de sangue para verificar gravidez é realizado 9 a 11 dias depois.

A doação de óvulos permite a realização do sonho de ter filhos, quando existem impeditivos para a concretização desse objetivo por vias convencionais. Em nossa clínica, realizamos o processo com todo o acolhimento, ética e cuidado que você precisa para o bem-estar de todos os envolvidos. Entre em contato e agende uma consulta!

©2024 Todos os direitos reservados Clínica Dra. Silvana Chedid