Nutrição x Ovulação
Nutrição x ovulação: entenda a relação entre esses dois fatores em como eles podem ser influentes entre si.
É de conhecimento geral que o estado nutricional e o estilo de vida das pessoas podem levar à uma série de consequências para a saúde, entretanto, poucas pessoas levam esse raciocínio para o sistema reprodutivo, tanto para as mulheres quando para os homens.
Uma alimentação balanceada e rica em alimentos naturais além de fazer bem à saúde, evita diversas doenças. E quando o assunto está relacionado a tentativas de engravidar, devemos levar ainda mais a sério.
A doutora Regina Lúcia Teixeira, nutricionista da Clínica Dra. Silvana Chedid explica que, uma alimentação balanceada deve conter todos os nutrientes e minerais necessários ao corpo.
O ideal é que seja rica em alimentos frescos e naturais, como legumes, verduras e frutas. Dando preferência para os alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos.
É indicado eliminar o consumo de produtos industrializados, embutidos, enlatados e processados. Eles são pobres em nutrientes e ricos em aditivos, sódio e resíduos antibióticos, trazendo assim problemas ao sistema reprodutor e interferem na fertilidade feminina, finaliza a doutora Regina Lúcia.
Para as mulheres que estão tentando uma gravidez, na Clínica Dra. Silvana Chedid solicitamos uma série de exames, para se verificar a falta de nutrientes no organismo.
A primeira medida a ser passada para a tentante é uma dieta e se necessário, a reposição pode ser feita com suplementos vitamínicos.
A falta de vitaminas do complexo B pode causar fadiga, nervosismo e depressão. Essa carência pode afetar o equilíbrio emocional, o sistema neurológico e até causar anemia.
Com relação a ausência da vitamina C podemos dizer que a falta da mesma pode interferir na saúde dos órgãos sexuais, assim como o ácido fólico, que atua na prevenção de mal formações congênitas do bebê.
A ingestão de carboidratos refinados, como: açúcar, farinha branca, utilizados em pães, massas e bolos, é extremamente prejudicial à saúde em geral e fertilidade da mulher.
Esses alimentos são conhecidos por afetar o metabolismo, sendo assim um verdadeiro vilão para as tentantes.
No organismo das futuras grávidas, eles aumentam a produção dos hormônios, como: insulina e estrogênio, que causam distúrbios na fertilidade, como problemas na ovulação, ressalta a doutora Regina.
Para as mulheres tentantes, podemos dar as seguintes orientações:
- Consuma duas frutas orgânicas por dia – assim você irá aumentar o consumo de nutrientes e antioxidantes, livres de pesticidas e aditivos químicos;
- Evite farinhas brancas e doces – o aumento da glicose e da insulina no sangue pode atrapalhar a fertilidade;
- Utilize azeite de oliva com a acidez abaixo de 0,5% como sua principal fonte de gordura – possui ação antioxidante;
- Evite o consumo de produtos lácteos – em inúmeras vezes são os responsáveis pelo aumento da inflamação em nosso corpo;
- Tente reduzir a ingestão de carne vermelhas – esses alimentos são fontes de gordura saturada, sendo potencialmente inflamatórios, fontes de gordura saturada;
- É sempre indicado praticar uma atividade física frequentemente, além de melhorar a circulação, ajuda no restabelecimento da composição corporal e da disposição;