Como aumentar suas chances de engravidar: dicas de nutrição, estilo de vida e tratamentos
É comum que algumas pessoas apresentem dificuldades para engravidar e alguns fatores do nosso dia a dia podem influenciar diretamente na hora do positivo ou negativo.
Se você e seu parceiro decidiram que essa é a hora ideal para aumentar a família, preparamos algumas dicas de nutrição, estilo de vida e tratamentos que vão dar um empurrãozinho na construção deste sonho. Confira!
1 – Consulte um ginecologista
A primeira coisa a ser pensada quando queremos engravidar é consultar com um ginecologista para iniciar o check up pré-concepcional, também conhecido como check up pré-natal, todos os exames sorológicos e os exames laboratoriais, para você e para seu parceiro.
Com a devida orientação médica é necessário iniciar a suplementação de ácido fólico e, se necessárias, outras vitaminas como vitamina C, vitamina D, coenzima q10 e outras. O ideal é que essa suplementação seja personalizada para cada pessoa de acordo com suas particularidades, necessidades e hábitos.
O check up do homem pode ser feito também na Clínica Dra Silvana Chedid e não há necessidade de que ele vá ao urologista para fazer os exames de pré-natal. Em geral solicitamos um espermograma para determinar a qualidade e quantidade de espermatozoides viáveis.
2 – Se atente ao ciclo menstrual
Hoje em dia, existem muitos aplicativos que orientam sobre o ciclo menstrual e o período fértil. A melhor maneira, porém de detectar o período ovulatório é através das fitas de ovulação na urina ou através da ultrassonografia transvaginal para acompanhamento da ovulação.
3 – Idade e o tempo de tentativa
Um fator crucial para uma gravidez natural é a idade. Se você tem 35 anos ou mais e está há mais de 6 meses tentando engravidar, vá a um especialista e comece uma pesquisa minuciosa para saber a razão pela qual você está tendo dificuldades de engravidar.
4 – Frequência sexual
Para acontecer uma gravidez é necessário que a relação sexual ocorra principalmente no período da ovulação. Evite o uso de lubrificantes, porque eles diminuem cerca de 60% a motilidade do espermatozoide.
E para saber que você está no período ovulatório, o aplicativo, a fitinha na urina e a ultrassonografia transvaginal podem ser seus grandes aliados!
5 – Atividade física
A atividade física ajuda a manter a saúde e a qualidade de vida, quando os exercícios são feitos de maneira regular e equilibrada, o seu organismo ficará cada vez mais saudável e preparado para a gestação.
6 – Alimentação
Para as mulheres tentantes busquem consumir alimentos frescos, naturais, orgânicos, frutas, vegetais verdes, cereais, leguminosas, azeite de oliva, peixes, frutos-do-mar, oleaginosas fontes de ômega 3 e muitos outros alimentos de boa procedência. Nossa clínica conta com uma nutricionista especialista em Reprodução Humana e Gravidez para ajudar vocês nessa jornada!
7 – Peso corporal
O índice de massa corpórea está diretamente relacionado com a infertilidade. Mulheres com sobrepeso e IMC acima de 25 ou mulheres com peso muito baixo e com IMC abaixo de 19, encontram uma maior dificuldade na hora de engravidar.
O seu plano alimentar e sua meta de peso podem ser discutidas conosco e juntos encontraremos a melhor estratégia.
8 – Consumo de cafeína e álcool
Se consome de forma contínua e em altas doses café e bebidas alcoólicas, saiba que você pode estar prejudicando o processo de gravidez.
Estas substâncias interferem na ovulação e podem diminuir em até 60% as chances de gravidez.
Quando a decisão de gerar uma vida for tomada, marque uma consulta conosco e tire todas as suas dúvidas.
Esta é uma etapa transformadora na vida de qualquer um, e com a ajuda certa, tudo fica mais fácil!